segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Reflexão da Semana ...



quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Jovens de Deus x Jovens do Mundo

Jovem! O que vem na sua cabeça quando você pensa nessa palavra? Anarquias? Drogas? Sexo? Imaturidade? Não, jovem não é sinonimo de perdição, de vida desregulada, jovem é o futuro do nosso mundo, do nosso país, do nosso estado, da nossa cidade... Jovem é o futuro da nossa Santa Igreja Católica Apostólica e Romana.
E aonde estão estão esses jovens?
Aonde está o nosso futuro?

Há quem pense que o mundo está perdido, que não há mais como reverter a política de vida implantada pela mídia, há quem diga que juventude é a fase da vida onde é permitido experimentar tudo, é hora de experimentar os prazeres da vida. Que prazeres são esses? Drogas? Sexo? Alcool? Vida desregulada? NÃO!


A juventude não está perdida, os jovens precisam apenas encontrar o rumo certo para a vida, drogas, alcool, sexo... isso dará prazer no presente, e no futuro? No futuro, no futuro esses jovens provavelmente serão viciados, serão doentes. Você quer isso pra você?
A juventude precisa de Deus, precisa encontrar o caminho da verdade e da vida. É possível sim, viver uma vida sadia segundo os princípios de Cristo, é possível você ir a uma festa, se divertir sem ingerir uma gota de alcool, sem se drogar. É possível ter um namoro santo, sem sexo antes do casamento. É possível que os jovens se unam e formem um força, juntos, contra as ''pragas'' que atingem a juventude.
E você jovem? Qual o caminho que você quer seguir? Você quer o caminho do bem, ou o caminho do mal?
Se você quer ser um jovem de Deus, um jovem feliz por ser católico, um jovem sadio, junte-se a nós da Juventude Palotina. Não há nada de ''assustador'' em ser um jovem de Deus, um jovem de Deus , é apenas uma ponte para a conversão de outros e outros jovens.
A IGREJA PRECISA DE VOCÊS !! VAI FICAR AÍ ATÉ QUANDO
VENDO O MUNDO QUEBRAR AO SEU LADO?
FAÇA SUA PARTE, JUNTE A NÓS!!
A JUVENTUDE PALOTINA ESTÁ DE BRAÇOS
ABERTOS PARA TE RECEBER!!




''Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man.
Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

(João Paulo II)

JP Itaperuna comemora a festa de São Vicente Pallotti

Olá irmãos,
a Juventude Palotina de Itaperuna, e todos os irmãos e irmãs da paróquia de São Benedito, comemoraram com uma enorme alegria, nesse sábado (22/01), o dia de São Vicente Pallotti. A comemoração da festa, se deu com uma belíssima celebração da Santa Missa, contando fatos marcantes da vida de Pallotti e um lindo teatro apresentado por alguns dos jovens da JP Itaperuna.

Nos 9 dias antes da festa, a JP Itaperuna realizou a Novena de São Vicente Pallotti, contamos com grande parte dos integrantes da JP, foi um momento bem legal, sem contar nos ensaios para o teatro que aconteciam sempre a tarde(por volta das 15h). Parabéns a todos que se empenharam na realização dessa belíssima festa, e parabéns também aos jovens do teatro, que não mediram esforços ( e que ficaram mais moreninhos devido ao solão, rs), para a que se realizasse esse teatro. Obrigada a você, irmão e irmã, que participou da celebração da Santa Missa ou do Novenário, você também é parte fundamental dessa comemoração.



Comissão de Comunicação, JP Itaperuna
paloma.cosfer@hotmail.com
debora_jalles@hotmail.com

sábado, 22 de janeiro de 2011

22 de Janeiro - Dia de São Vicente Pallotti

São Vicente Pallotti (1795-1850) foi um sacerdote romano que com a sua profunda vida espiritual, suas múltiplas atividades apostólicas e a realização profética do apostolado, influiu de modo relevante na história da Igreja no século XIX. Ele viveu num tempo em que foram impostos fundamentos do mundo moderno e de uma nova ordem sócio-política. As idéias do iluminismo, as turbulências do período napoleônico, o surgimento da questão operária, que culminou no “manifesto comunista”, as tendências liberais, os movimentos nacionalistas na Europa e o desenvolvimento da imprensa são algumas vozes que caracterizaram os tempos de São Vicente Pallotti. Ao mesmo tempo operaram Adolf Kolpng na Alemanha, Frederic Ozanam na França e Antonio Rosmini na Itália.
Pallotti confrontava-se com os problemas que dificultavam a vivência da fé e o crescimento das tarefas ligadas ao anúncio do Evangelho nas terras de missão. Diante de tais problemas que a Igreja devia afrontar, Pallotti voltava sua atenção sobre a necessidade urgente de reavivar a fé e de reacender a caridade entre os católicos para anunciar a todos os homens a boa notícia da salvação. No território da cidade de Roma ele, com um grupo de colaboradores, desenvolveu uma notável célula de atividades apostólicas e ao mesmo tempo ocupou-se em unir e coordenar tais atividades. Disto nasceu a idéia de fundar uma nova instituição, ou seja, a “União do Apostolado Católico”, para unir todas as iniciativas apostólicas.
Nos múltiplos escritos Pallotti desenvolveu a visão global da obra na Igreja, a fim que a boa notícia pudesse ser levada a todos os homens de maneira ordenada e sistemática

São Vicente Pallotti morreu no dia 22 de janeiro de 1850 sem ter visto o pleno desenvolvimento da sua obra. Seus colaboradores mais próximos continuaram sua missão, assegurando à Sociedade um posterior desenvolvimento. Vicente Pallotti foi beatificado em 1950 e canonizado em 1963 durante o Concílio Vaticano II.



"Destruída seja a minha vida e que a vida de Cristo seja a minha vida" (São Vicente Pallotti).

Visita do Pe. Marcos a JP Itaperuna




Ontem, dia 21/01 a JP Itaperuna recebeu a ilustre presença do nosso amado Pe. Marcos(acessor da JP do Brasil), foi um momento de grande alegria. Com as famosas máscaras, pe. Marcos realizou uma dinâmica incrível, na qual tinha como tema as máscaras que os jovens usam. Junto com Pe. Marcos, veio também Pe. Valdeni ( da Bahia), e diga-se de passagem, muito engraçado.



Já estamos com saudades desses baianos, e estamos ansiosos para a próxima visita.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Espiritualidade Palotina


A espiritualidade palotina fundamenta-se essencialmente na espiritualidade de São Vicente Pallotti que se reflete, sobretudo nos seus diários espirituais. São Vicente Pallotti, com frequência, é definido como “apóstolo e místico”, isto significa que na sua espiritualidade existe uma íntima relação entre a vida ativa e a contemplativa.

Cada espiritualidade é definida através de uma série de conceitos característicos que se manifesta numa imagem específica de Deus e do homem, num sistema dos valores e num concreto modo de vida, e se expressa também na liturgia das horas e em outras celebrações litúrgicas.
Os traços essenciais da espiritualidade palotina concentram-se no conceito de apostolado “católico”, ou seja, “universal”. Pode-se dizer que todos os elementos desta espiritualidade estão relacionados com o apostolado universal de todos os fiéis.
Os traços essenciais da espiritualidade palotina estão sintetizados na Lei da Sociedade:
“O espírito de todos os membros da nossa Sociedade encontram sempre novo ardor no amor que Cristo trouxe sobre a terra, na pessoa de Jesus, Apóstolo do Eterno Pai. Ele manifestou que Deus é Amor Infinito e chama o homem, criado à sua imagem e regenerado de novo na graça com a sua morte, a doar-se sem reservas a Deus e ao próximo, cooperando na salvação do mundo”.
Os membros da Sociedade “assumem como norma a caridade generosa que ama servir e não procura o próprio interesse (cfr. 1 Cor 13). Essa caridade é fonte e força do nosso trabalho apostólico e da nossa vida comunitária. Nessa dimensão da caridade encontramos a unidade, a operosidade pela salvação dos homens e o alimento para nossa vida espiritual. (…) A Família de Nazaré e a primeira comunidade de Jerusalém são o modelo segundo o qual nos inspiramos em viver unidos na caridade e dedicados ao apostolado”.

(Lei SAC nn. 10 e 13).

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

nosso primeiro post *-*

Acabamos de criar o blog, bem na verdade foi o Vinícius quem criou, a gente mesmo só criticava as cores e fontes (a gente = Paloma e Débora)... O objetivo é informar as reuniões, estudos pallottinos e tudo mais que a gente for fazer. As comições que ninguém lembra mais de qual é. Enfim, todos do grupo vão participar ficando encarregados de postar sempre. É isso.
Por enquanto, temos que avisar do novenário que esta acontecendo a 6 dias já, e quase ninguém sabe. Evitem faltar ao novenário, esta acontecendo durante as missas, lá na São Benedito. Não esquecer da camisa, por favor. AH, e o novenário acaba no dia da festa de São Vicente Pallotti (claro, 22/01). Nesse dia vai ter uma peça de teatro tbm apresentada por nós, claro. ^^
Bem, por enquanto é só. Beijos :*