sábado, 2 de abril de 2011

QUARESMA, CAMINHO DE CONVERSÃO


Mais uma vez somos convidados pela sábia mãe igreja a nos colocarmos diante de nós mesmos e verificarmos como anda nosso interior... Qual degrau eu me encontro na escalada de crescimento espiritual.
      Esse convite que nos chega logo após o carnaval é bem propício como se fosse um chamado a “fechar para balanço”
      Nesse tempo de quaresma, ouvimos e cantamos em nossas Igrejas: “Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação, ao Pai voltemos juntos andemos, eis o tempo de conversão”...
       O mundo nos hipnotiza com seus apelos e convites de prazeres imediatos; consumismo; exaltação e culto ao corpo... Enfim somos seduzidos, tudo nos parece mais atraente. Longe achar que devamos ser desleixados, não, precisamos nos cuidar, sermos pessoas bonitas, por fora e por dentro.
      Esse tempo quaresmal nos convida a sairmos de nosso comodismo, de nossa         pequenez e imitarmos Jesus. É um tempo de tomada de decisão, tempo de voltarmos a Deus com sua infinita misericórdia, pois só Ele nos fortalece para vencermos as tentações do cotidiano. É um tempo de recolhimento e atenção aos sinais e apelos da Palavra de Deus, para a Ele nos entregarmos confiantes e sem reservas. Somos desafiados a darmos um impulso à nossa existência cristã. Esse convite quaresmal  é um caminho de conversão e de renovação interior.
      Esse tempo nos convoca à voltarmos para as coisas que não passam a sermos pessoas “cristoformes”ou seja vivermos na forma  como Cristo viveu, sendo assim instrumento de salvação para muitos.
      Juntos com Cristo faremos uma peregrinação quaresmal empenhados em nos renovar à luz da Palavra de Deus. Seremos missionários e discípulos coerentes com os valores do amor, da verdade e da justiça.
      Assim seremos verdadeiramente luz que ilumina o mundo, e como bem disse um padre jesuíta: ´´não importa se somos poucos, porque mil velas apagadas nunca acenderão uma vela apagada, mas uma só vela acesa pode acender milhares!``
      Sejamos iluminados e iluminadores da luz de Cristo!

(Fontes de pesquisa: Revista Família Cristã; Folhinha do Sagrado Coração de Jesus e Liturgia Diária)
Pastoral da Crisma, Paróquia S. Benedito
Franciney Almeida 
francinety.almeida@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário